As características da diarreia são:
• Instalação súbita e curso autolimitado (menos de 14 dias de duração).
• A principal causa da doença diarreica é a infecção intestinal por bactérias ou vírus.
• A desidratação associada à doença diarreica é, ainda a causa principal de morte, em crianças menores de um ano, em muitas regiões do país.
•A evolução da diarreia é mais prolongada e prejudicial na criança desnutrida.
•A maioria dos agentes infecciosos é transmitida pela via orofecal.
Cuidados de Enfermagem Primordiais:
•Prevenção da desidratação;
•Tratamento da desidratação;
•Manutenção da alimentação durante e após o episódio diarreico;
•Uso racional de medicamentos.
Processo de Enfermagem voltado à criança acometida por Diarreia Aguda
Histórico de Enfermagem:
É por meio da anamnese e exame físico que o enfermeiro coleta os dados necessários para o início da determinação da classificação da Diarreia Aguda na criança e traça o raciocínio crítico acerca de suas repercussões no organismo e possibilidades de enfrentamento.
São esperados sinais e sintomas típicos de desidratação tais como: irritação, choro sem lágrimas, sonolência, aumento da temperatura corporal, frontanelas deprimidas, mucosas secas, elasticidade da pele diminuída, olhos fundos, aumento da frequência cardíaca e respiratória, diminuição da pressão arterial e do débito urinário.
As possibilidades de desidratação se enquadram em 3 classificações:
SINAIS E SINTOMAS DE DESIDRATAÇÃO EM CRIANÇAS | |||
DADOS CLÍNICOS | GRAU I (LEVE) | GRAU II (MODERADA) | GRAU III (GRAVE) |
Aspecto da criança | Alerta | Irritada, com sede | Deprimida, comatosa |
Elasticidade da pele | A prega não se desfaz com rapidez | A prega de desfaz lentamente | A prega de desfaz muito lentamente |
Olhos | Normais | Fundos | Muito fundo, choro sem lágrima |
Fontanelas | Normal | Funda | Muito funda |
Boca e língua | Normais | Secas | Muito secas, sem saliva |
Respiração | Normal | Mais rápida | Muito mais rápida e profunda |
Diagnósticos de Enfermagem:
Volume de fluido deficiente caracterizado por mucosas secas, sensação de sede, turgor cutâneo alterado, elevação da temperatura corporal, aumento da frequência cardíaca, diminuição da pressão arterial e da produção de urina, relacionado à perda excessiva de fluidos pela via intestinal.
Planejamento e Metas de Enfermagem:
Resultado Esperado: Reestabelecerá o Equilíbrio Hídrico.
Intervenções de Enfermagem:
• Administrar líquidos de acordo com o caso;
• Observar nível de consciência;
• Observar tensão de fontanela;
• Observar prega cutânea;
• Oferecer líquidos;
• Lubrificar a pele;
• Manter higiene adequada;
• Controlar balanço hídrico (ingesta e perdas);
• Pesar antes, durante a após o período de reidratação;
• Se a criança não aceitar por VO a quantidade necessária de soro, tentar a hidratação por sonda nasogástrica;
• Orientar a família (cuidados de higiene).